A musica fala que os nordestinos que migram para as grandes cidades como São Paulo eles sofrem com os preconceitos que os paulistas e paulistanos tem com relação ao povo nordestino,que na realidade,construíram àquela cidade. O cantor da a entende que as pessoas mais pobres não tem condição de entra em uma sociedade ,meio que pra quem esteja sofrendo este tipo de preconceito,na vida cotidiana,que não se amedrontem,afinal,ele não é aceito em todos os lugares.
Mensagem
URBANIZAÇÃO BRASILEIRA - 2º C (GEO)
Data 20/06/2012
De Paulo Cesar, 17
Assunto Urbaniação Brasileira
———
Data 20/06/2012
De savio pereira de souza
Assunto descriminação
“Cidadão”
musica de Zé ramalho
A letra desta musica fala de alguns temas comuns na sociedade atual.
A migração do nordestino que foge da vida dura do sertão, acreditando que na cidade terá uma vida melhor, Porém após chegar naquele mundo novo percebe que a vida não será muito diferente pois se depara com problemas como a discriminação, a falta de emprego.
Nesse novo contexto em que estão inseridos, eles precisam enfrentar a humilhação constante que o mundo impõe. Tipo se um negro um mandingo tá parado olhando uma casa ele é chamado de ladão então a sociedade e muito injusta com todos nos.
Como diz a musica fomos nos que criamos tudo, e em alguns lugar nos não podemos entrar.
———
Data 20/06/2012
De Talys Marcos
Assunto Urbanização Brazileira
MUSICA CIDADÃO
A musica reflete a cina de um nordestino,que fala de tudo que ele já passou fazendo suas mãos ficando calejas de tanto trabalhar para o pai te todos DEUS. Por que hoje ele é um homem abençoado por todos isso é a cina do nordestino
———
Data 20/06/2012
De juliana aparecida dos santos mendes n°26
Assunto urbanização brasileira
Relatório de Geografia
A musica fala sobre um tempo difícil em que o Homem ajudou a levantar um Edifício dava muito trabalho pra ir e pra voltar depois dele pronto ele olha admirado ele vai pra casa entristecido da vontade de beber por que ele vê o tanto que ele trabalho e não teve valor.
Ele diz Tá vendo aquele colégio moço Eu também trabalhei lá e quase se matei de tanto trabalhar Fiz a massa, pus cimento Fiz a massa,
Ajudei a rebocar minha filha inocente veio me fala pai vou me matricular mais um Homem falo aqui você não pode estudar ele fico arrasado por que eu deixei o norte la eu tinha pouco mais o que tinha eu vivia bem
Tá vendo aquela igreja moço eu também ajudei a construir Onde o padre diz amém Pus o sino e o badalo Enchi minha mão de calo la foi a onde é que valeu a pena por que la ele podia entrar e ser bem tratado foi la que cristo disse rapaz deixe de tolice deixe de medo foi eu que criei tudo a terra Hoje o homem criou asa e nem todos lugares eu posso entrar.
———
Data 20/06/2012
De ELLEN DA SILVA MARTINS 04 2 C NOTURNO
Assunto URBANIZAÇAO BRASILEIRA
A MUSICA FALA SOBRE A HISTÓRIA DE UM HOMEM QUE AJUDOU A FAZER VÁRIAS CONSTRUÇOES EM UMA CIDADE,MAS NINGUEM RECONHEÇE O SEU SERVIÇO. ELE SOFREU,POIS É DESPRESADO PELA SOCIEDADE.HOJE EM DIA AINDA EXISTE MUITO PRECONÇEITO EM TODO MUNDO,UMA PESSOA QUE É POBRE NÂO PODE FREQUENTAR ALGUNS LUGARES,SIMPLISMENTE POR SER POBRE.A MUSICA CIDADÂO DE ZÉ RAMALHO É UM EXEMPLO DESSA REALIDADE,PODE PASSAR ANOS E ANOS QUE ESSA REALIDADE NÂO MUDA E NEM VAI MUDAR.POR MAIS QUE VC AJUDE OS OUTROS OU TENTA AJUDAR NEM TODOS VÂO RECONHER.
———
Data 20/06/2012
De jozemir
Assunto urbanizaçao brasileira
E.E.Profº João Pereira Valim
Nome:Jozemir Nº:11 2ºano C Profº: Luiz Egídio
Descusão crítica sobre a música cidadão do Zé Ramalho.
A letra fala de alguns temas absolutamente comuns na sociedade atual.
a migração do nordestino que foge da seca e da vida dura do sertão, acreditando que na cidade terá uma vida melhor. Porém após chegar naquele mundo novo percebe que a vida não será muito diferente pois se depara com problemas como a discriminação,a falta de emprego ou subempregos.
Nesse novo contexto em que estão inseridos, eles precisam enfrentar a humilhação constante que o mundo capitalista impõe.
A religião, então, é usada como meio de fugir da realidade de dor e miséria em que vivem.
———
Data 20/06/2012
De jesusiane
Assunto Urbanização brasileira
Cidadão
A letra da musica fala oque acontece no mundo inteiro dia a pós dia fala sobre o preconceito da queles que não tem dinheiro “pobres”
(Gasta sua rica vida seu suor) por aqueles que nem sabe que você existe você os levanta e eles os pisa como insetos nos humildes ( você da e não recebe)
Dinheiro ? Não é só o que o homem quer receber e sim valores ser digno ao mérito
———
Data 20/06/2012
De Denise Garcia
Assunto ze ramalho
Podemos notar também a intenção e compromisso de ambos os Estados em manter a ordem instaurada. O do livro se utiliza de uma droga (a soma), enquanto o outro de promessas que nunca são cumpridas – “Vocês que fazem parte dessa massa que passa nos projetos do futuro”.
Entenda “projetos do futuro” como uma promessa de que “dias melhores virão”. Se hoje você esta insatisfeito e infeliz com a vida e com o sistema deve manter a calma, pois o sistema esta trabalhando para no futuro inverter este quandro e tornar a sua vida melhor. Tenha paciência. Nessa história a opressão do sistema se mantem irretocável.
Agora, não se pode deixar de anotar também os traços do marxismo.
———
Data 20/06/2012
De wanderson
Assunto Urbanização brasileira
A letra da musica fala que a maioria das coisa que o homem fez ele não pode aproveita nem olhar no edifício que ele ajudou a construir porque que as pessoas pensa que ele vai roubar, e nem a filha dele pode estudar na escola que ele ajudou a construir que ele é pobre. A única coisa que ele construiu que valeu a pena foi a Igreja que o padre deixa ele entrar.
———
Data 20/06/2012
De Adriaine Batista Adão,N°25
Assunto Urbanização brasileira
A música de Zé Ramalho fala de população bem pobre que sempre viveu de uma maneira diferente do que a de hoje, fala de um homem que sofria muito que um dia que estava na rua encontrou uma moça e falou que foi ele que ajudou a construiu esse edifício e também tinha muita dificuldades pra chegar até o seu local de serviço tinha que andar de condução pra chegar no seu ganha pão.
O homem que já trabalhou em vários lugares hoje conta de sua vida antigamente como era o sofrimento das pessoas e hoje o país é bem diferente ninguém liga com nada deixa acabar com o que temos hoje.
———
Data 20/06/2012
De maitana bruna
Assunto cidadão zé ramalho
Musica :Cidadão
Essa musica nos mostra a triste realidade de muitos cidadãos brasileiros , que saem de sua casa a procura de melhora de vida mas na verdade acabam sofrendo mais .
Pois são descriminados muitas das vezes não tem nem condição de se sustentar passam fome.
E além de tudo trabalham e não podem nem usufruir de seu trabalho como diz na própria musica ,ele ajudou a construir o prédio de uma escola ,onde a filha dele queria se matricular ,pois ela não podia pois não tinha condição de estudar naquela escola ,pois era uma família humilde.
E quando eles querem retornar para sua casa não conseguem pois não tem condições e ficam passando por necessidades na cidades que estão.
Essa musica descreve a enorme desigualdade que tem no nosso país enquanto uns tem do bom e do melhor, outros não tem nem alimento em sua mesa .
———
Data 20/06/2012
De Silmara Eugênia da Cruz
Assunto Urbanização Brasileira
“Cidadão”
Zé Ramalho
Essa música fala da história de um pobre rapaz que ajudava em várias construções para sustentar a filha, e infeliz mente o trabalho não era reconhecido, até que um dia ele foi ajudar na construção de um igreja, e nessa igreja ele recebeu um recado de Cristo, dizendo pra ele não se deixar amedrontar-se, e Cristo ainda disse a ele que criou tudo os rios as serras e que não deixou nada faltar.
Essa música também fala que as pessoas que não aceitam Cristo dentro de suas casas.
———
Data 20/06/2012
De Talys Marcos
Assunto Urbanização Brazileira
musica cidadão
A música Cidadão foi composta na década de 70 pelo poeta baiano Lúcio Barbosa, em homenagem ao seu tio Ulisses.
Ela narra a saga de um eu-lírico que trabalha como pedreiro, mas em razão da sua condição humilde, não pode frequentar nenhuma das obras por ele construídas. A inspiração veio do fato do tio também ser pedreiro, ter construído inúmeras obras na cidade grande, mas não possuir casa própria.
É uma música forte que aborda o preconceito e a discriminação que os nordestinos sofrem nas grandes cidades e faz referência a alguns problemas sociais, tais como moradia, educação e trabalho.
O título Cidadão é proposital para demonstrar distanciamento entre os indivíduos privilegiados, em pleno gozo dos direitos civis e políticos, ou no desempenho de seus deveres para com o Estado, e demonstra que a sociedade burguesa pode ser muito cruel, quando não considera as pessoas pobres como cidadãs.
Nas duas primeiras estrofes o Eu lírico cita sempre a presença de um “cidadão” que o proíbe de entrar nos lugares, mas, na verdade, ele próprio não é capaz de enxergar-se como cidadão. Ou seja, em sua cabeça, o “cidadão” que o proíbe está em pleno gozo de seus direitos civis, e a ele, como cidadão excluído, cabe desempenhar os deveres para com o estado.
Sentindo-se excluído, cita outra faceta comum de infortúnio que cerca os desprivilegiados: a falta de lazer e o alcoolismo meu domingo está perdido Dá vontade de beber
Ele também faz questão de incluir as pessoas de seu universo social também como seres excluídos minha filha inocente, vem pra mim toda contente e mostra o preconceito entre os “Brasis” rico sul e pobre norte usando os advérbios lá de cá Lá a seca castigava Aqui não pode estudar
Na última estrofe o poeta, como bom nordestino, demonstra toda a fé que deposita no filho de Deus, pois o considera também excluído pela sociedade. Nesta estrofe ele faz questão de não usar o termo “cidadão” para enfatizar que, como ele, Cristo também serviu fui em quem criou a terra, enchi os rios, fiz a serra e a maioria dos cidadãos também virou-lhe as costas e na maioria das casas eu também não posso entrar.
———
Data 20/06/2012
De Egidio
Assunto Re:Urbanização Brazileira
Puxa Talys, Ctrl+v que coisa em?!!!
———
Data 20/06/2012
De Denise Garcia
Assunto musica zé ramalho
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR “JOÃO PEREIRA VALIM”
ALUNA:DENISE GARCIA 2º ANO “C” Professor: LUIZ EGÍDIO
DISCUSSÃO
Essa música é riquíssima em termos de melodia e letra!!!Parabéns...você tem um ótimo gosto musical;mas...
Ela fala dos nordestinos que migram para as grandes cidadãos,grande exemplo,São Paulo,e sofrem com os preconceitos que os paulistas e paulistanos tem com relação ao povo nordestino,que na realidade,construíram àquela cidade. Pode observar!Isto é certo!Daí,para ele não dizer diretamente de onde vem tal preconceito,ele,fala de Cristo,meio que pra quem esteja sofrendo este tipo de preconceito,na vida cotidiana,que não se amedrontem,afinal,ele não é aceito em todas as casas não só naquele pedaço de chão,mas em todos os lugares que ele pôs a natureza.
É uma letra bem clara quando comparamos com a mística e nebulosa Avohai. Para mim, e desde o título referente ao Admirável Mundo Novo, é claramente uma crítica a não só o sistema – mais que isso – ao conformismo das pessoas que só querem uma vida normal, sem criticar ou pensar se isso é ou não bom. Pessoas como eu e você que têm um RG, um CPF, que almejam bens materiais, que tudo que querem é uma vida com o que acreditamos ser felicidade. Povo marcado, povo feliz. Temos empregos, temos nome e sobrenome, e é tudo que almejamos.
Para quem gostou da letra, recomendo “Menina Jesus” do Tom Zé. Ela fala, em um tom irônico, da mesma coisa, do que cremos ser felicidade e do nosso conformismo em estar dentro do sistema.
Essa música é fantástica! Por criticar o sistema capitalista e claro a política brasileira! Ela foi composta em 1979 e seu conteúdo é atualíssimo. Realmente é de admirar como o povo é forte, porém não temconsciência de seus fazeres, de suas atitudes. Incrivelmente diz não gostar da rotina do trabalho capitalista,mas não luta contra. Acaba obedecendo as ordens do sistema com a ação do comprar desenfreado e desnecessário; e claro votando em políticos que governam para o bem do povo. O gado segue no pasto marcado para o matadouro e o povo segue na sociedade marcado pelo CPF para os “caixas”… encontrando logo depois o fim de suas vidas vazias e extressantes… passado, presente e futuro… mudou o quê? A ideologia definitivamente não é para o bem do povo e sim para beneficiar a burguesia!esta letra refere as formas de vida de uma sociedade escravizada pelo capitalismo selvagem,onde a classe menos favorecida vende sua força de trabalho que são a maioria para os patrões que ficam com a maior parte dos lucros, estas desigualdades sociais e econômica o gado muitas vezes nem percebe que está indo ao matadouro e nem percebe sua força e continua feliz…para entender a letra da música, é preciso voltar aos anos passados, quando o Brasil passava por uma crise. o gado marcado é o povo, que paga impostos(dá muito mais que recebe ) mas diverte-se no carnaval e no futebol .o povo espera sempre o melhor,não tem consciência de que a mudança depende dele mesmo. é uma música que retrata um momento político do país e continua muito atual .A letra da música foi escrita na terceira pessoa, ou seja, é um narrador onisciente e objetivo quanto aos fatos relatados – não é influenciado pelas próprias emoções, até porque ele mesmo não faz parte da narração.
O título da música é notadamente uma referência ao livro “admirável mundo novo” do escritor Audous Huxley. Neste best-seller o escritor defende a ideia de que a sociedade do futuro suprimirá valores como o família, religião, privacidade, dúvida, amor, insatisfação, e todos os momentos da vida de seus cidadãos serão expressamente controlados pelo Estado (cultura, entretenimento, trabalho, relações sociais). Quando alguns desses valores passam a não fazer mais sentido para alguém, então é a hora desse alguém tomar a “soma” – um comprimido que anestesia e elimina qualquer sintoma de insatisfação (basicamente um droga).
Fazendo um paralelo entre o livro e a música vemos alguns elementos em comum. Ambos possuem sociedades estruturadas em uma ordem rígida e de certa maneira opressora – enquanto uma suprime valores como privacidade a outra trata seus cidadãos com “vida de gado”.
Podemos notar também a intenção e compromisso de ambos os Estados em manter a ordem instaurada. O do livro se utiliza de uma droga (a soma), enquanto o outro de promessas que nunca são cumpridas – “Vocês que fazem parte dessa massa que passa nos projetos do futuro”.
Entenda “projetos do futuro” como uma promessa de que “dias melhores virão”. Se hoje você esta insatisfeito e infeliz com a vida e com o sistema deve manter a calma, pois o sistema esta trabalhando para no futuro inverter este quandro e tornar a sua vida melhor. Tenha paciência. Nessa história a opressão do sistema se mantem irretocável.
Agora, não se pode deixar de anotar também os traços do marxismo.
———
Data 20/06/2012
De jose italo
Assunto urbanização brasileira
A musica fala dos nordestinos que migravam para as grandes cidades, mas eles sofriam com os preconceitos humilhação que as outras pessoas faziam com eles , muitos dele ajudavam a construir àquela cidade . Daí,para ele não dizer diretamente de onde vem tal preconceito,ele,fala de Cristo,meio que pra quem esteja sofrendo este tipo de preconceito,na vida cotidiana,que não se amedrontem,afinal,ele não é aceito em todas as casas não só aquele pedaço de chão,mas em todos os lugares que ele pôs a natureza.
———
Data 20/06/2012
De Émilin Estênia Pereira
Assunto Urbanização Brazileira
Como podemos observa essa letra demostra a realidade de muitos nordestinos que sai da sua região a procura de algo melhor e muitas vezes só se decepciona por que a realidade e bem diferente
la no sul o nordestino e visto com outros olhos …
o egoismo, preconceito, desprezo são coisas que podemos observa principalmente na realidade de muitos . mas como na letra diz:homem deixa de tolice não se deixa amedrontar fui eu que criei a terra enchi os rios fiz a serra e na maioria das casas não posso entrar . deus que e soberano a tudo não conseguiu a agrada a todos . mas se não fosse aquele que se esforça não teria nada por isso ame a tudo e a todos o mas simples olhar e onde temos o mas puro coração deixe o preconceito de lado que não te levara a nada.
———
Itens: 1 - 17 de 17